Engenheiros criam plataforma que une mais de 2 mil psicólogos e pacientes

vittude, psicologia, (Foto: Divulgação/Paulo Liebert)

 

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com mais ansiosos do mundo. Ao todo, 9,3% dos brasileiros sofrem com a condição que, ao contrário do que muitos pensam, é uma doença que precisa de tratamento acompanhado por psiquiatras e psicólogos.

Preocupados com a saúde mental dos brasileiros e o difícil acesso que a maioria possui a profissionais qualificados, Tatiana Pimenta, de 36 anos, e Everton Höpner Pereira, 30, criaram a Vittude. A plataforma é um marketplace que já reúne 1.145 psicólogos de todo o país e 1.030 pacientes.

Os interessados em agendar uma consulta acessam o site da Vittude e podem pesquisar os profissionais mais próximos, aqueles que cobram um valor de consulta mais apropriado para sua condição financeira e os especialistas certos para as suas necessidades. Para os pacientes, a ferramenta é gratuita. Já os profissionais pagam 15% do valor de cada consulta para o site.

A iniciativa nasceu em setembro de 2016, mas a ideia veio de muito antes. “Eu sou engenheira civil de formação e passei 13 anos trabalhando na indústria. Mas em 2015 eu passei por uma grande crise e acabei fazendo uma pausa em tudo”, diz Tatiana.

Interessada no setor da saúde, Tatiana resolveu investir em algo na área, já que sentia falta de uma plataforma que pudesse conectar pacientes e médicos diretamente. Enquanto fazia um curso de MBA, a engenheira conheceu Höpner, engenheiro que também possuía uma ideia parecida: ele queria produzir um site de avaliação de profissionais da saúde.

Os dois resolveram unir os planos e montar um aplicativo que fizesse as duas coisas. Depois de passarem pelo programa de aceleração da aceleradora Startup Farm no início de 2016, a dupla recebeu o conselho de recortar melhor o setor em que gostariam de atuar. Tatiana já fazia terapia por quase cinco anos e percebeu como o cuidado pela saúde mental era negligenciado no país, por isso, escolheram seguir por esse caminho. Depois de um investimento próprio de R$ 56 mil e um aporte de R$ 50 mil da Startup Farm, nasceu a Vittude.

Apesar de o foco da Vittude ser conectar pacientes e psicólogos e fazer consultas presenciais, a plataforma também permite que os atendimentos sejam feitos online.

Fonte: RevistaPEGN

http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/index.html

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *